Brasão do Governo do Estado de São Paulo

Turismo e Desenvolvimento Econômico são temas centrais da última reunião do ano do Consulti

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7, na Prefeitura de Itapecerica da Serra, a 22º reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste. Estiveram presentes e fizeram parte da mesa o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o prefeito anfitrião e presidente do Consulti, Jorge Costa; a secretária de Meio Ambiente, Jumara Bocatto, representando a prefeita de Embu Guaçu; o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos; Carlos Lago, diretor de obras, representando o prefeito de São Lourenço da Serra; Paulo Vicente, secretário de Planejamento, representando o prefeito de Embu das Artes; Patricia Ramunni, da secretaria de Assuntos Jurídicos, representando o prefeito de Juquitiba; Agildo Bacelar, presidente da Câmara de Embu Guaçu; André Luiz, representando o prefeito de Cotia e Brígida Sacramento, coordenadora da sub-região Sudoeste.

Na ocasião, os temas abordados pelas Câmaras Temáticas foram: mobilidade urbana, turismo e desenvolvimento econômico. A segurança pública também foi apontada pelo subsecretário Edmur Mesquita. “É um grande desafio buscar políticas públicas voltadas para a diminuição da violência. Em São Paulo foi criado o Gamesp, que é um gabinete de prevenção e combate ao crime.” E concluiu ressaltando a importância da unificação da política voltada para a segurança. “Quando há uma aliança, é possível fazer uma integração com resultados melhores para a sociedade. Algumas experiências estão sendo realizadas e os indicadores estão diminuindo de forma bem significativa”. Edmur sugeriu a criação de uma Câmara Temática voltada ao tema e que será instalada em 2018.

Para o subsecretário, turismo e desenvolvimento econômico são dois pontos de extrema importância para a região. “Estamos fazendo a elaboração de estudos para viabilizarmos a implantação do Porto Seco, gerando renda e emprego. Há também a ideia de criamos uma linha turística de trem, ligando a Baixada Santista a essa região”.