Região de Campinas investirá R$ 1,5 milhão no combate à dengue

Os Membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC aprovaram, no dia 14/11/2018, investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão para o trabalho de prevenção de arboviroses, nos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas.

O Presidente do Conselho e Prefeito de Nova Odessa - Benjamim Bill – explicou que o objetivo da ação é oferecer aos municípios condições financeiras para aquisição de equipamentos que possam promover a redução dos criadouros do Aedes Aegypti.

Em trabalho realizado pela equipe técnica da Agemcamp, em conjunto com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), da Secretaria de Estado da Saúde, foram definidos equipamentos como telas de proteção de caixa d’água, kits com teste-rápido para o diagnóstico de dengue e também um equipamento de inspeção visual motora – que permite vistoriar com precisão os locais a serem inspecionados.

A Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, explicou que “este equipamento tem sido utilizado pela Prefeitura de Indaiatuba com resultados consideráveis”. Para fortalecer a importância da aprovação desta ação regional, participou também da reunião o Superintendente da Sucen de São Paulo - Dalton Pereira da Fonseca.

Radar Meteorológico

A reunião, realizada no município de Valinhos, do Prefeito Orestes Previtale, recebeu também a presença da Coronel PM Helena dos Santos Reis – Secretária de Estado da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil. De acordo com o Presidente, Benjamin Bill, “a presença da Coronel na reunião fortalece o andamento do projeto para aquisição do radar meteorológico e para implantação do Centro Regional de Meteorologia”. Juntamente com o Presidente Bill, a Coronel Helena assinou o documento para permissão da compra do radar, que será de responsabilidade da Unicamp. O radar será instalado no Cepagri, da Unicamp, e permitirá a identificação com antecedência e num raio de 60 km as intempéries climáticas. O investimento do Fundocamp para este projeto é de R$ 3 milhões.