RMVale discute futuro e integração entre os municípios da região

Autoridades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte estiveram presentes na manhã desta quinta-feira, 12, em São José dos Campos. O encontro contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e futuro chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Gilberto Kassab.

Com a presença de prefeitos que compõem a RMVale, os debates tiveram como foco  traçar as metas e o planejamento para 2019, junto ao Governo do Estado e Federal. “As palavras-chaves são transparência, desburocratização e eficiência”, frisou Kassab.

Também presente no encontro, o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, falou sobre o Estatuto da Metrópole e a criação do Fundo Vale. “Não basta olhar a árvore, é preciso olhar a floresta como um todo”.

O deputado federal eleito, Marco Bertaiolli, destacou a importância de uma maior integração entre os municípios com todo o grupo de prefeitos trabalhando afinado com o Estado. "Reafirmei o meu compromisso de ser a voz e a força de trabalho dos municípios no Estado de São Paulo e em Brasília, estabelecendo uma conexão direta entre os prefeitos e os Governos do Estado e Federal", afirmou Bertaiolli.

A  RMVale é formada pelas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O conglomerado urbano representa a terceira região mais populosa do Estado, com cerca de 2,5 milhões de habitantes e que concentra um PIB de R$ 65 bilhões, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região representa a terceira mais populosa do Estado, com cerca de 2,5 milhões de habitantes e que concentra um PIB de R$ 65 bilhões