Protocolo de intenções sobre resíduos sólidos é assinado durante reunião do Conselho de Desenvolvimento em Jundiaí

Os municípios integrantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí assinaram no início da tarde desta terça-feira, 27, durante a 26º reunião do Conselho de Desenvolvimento, um protocolo de intenções para a criação de um plano regional de gestão integrada de resíduos sólidos. Segundo o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, a ideia é reduzir a destinação de resíduos para aterros, ação que gerará um impacto positivo no orçamento dos municípios. “A criação de um projeto regional nesse sentido para por várias etapas, como, por exemplo, a revisão das leis municipais, mas os reflexos serão, com toda certeza, muito satisfatórios”.

A mesa central foi composta pelo secretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, o presidente da Emplasa, Luiz Pedretti; Alexandre Mustafá, vice-prefeito de Itupeva; Juvenal Rossi, prefeito de Várzea Paulista; o chefe de gabinete, Marcos Roberto Aparecido, representando prefeito de Campo Limpo Paulista, Roberto Antonio Japim; Rosimeire Timporim, da secretaria de Obras e Meio Ambiente de Cabreúva, representando o prefeito, Henrique Martins; José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças, representando o prefeito anfitrião e presidente do Conselho, Luiz Fernando Machado; Luigi Longo, assessor para Consórcios e Concessões da secretaria Estadual de Meio Ambiente; Geraldo do Amaral Filho, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb e Gleuda Apolinário, coordenadora estadual de Políticas sobre Droga da secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante a reunião, houve a apresentação Programa Recomeço – Uma vida sem drogas – a cargo da coordenadora de políticas sobre drogas da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Gleuda Apolinário. O Programa atua na prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos. Na sequência, ocorreu a assinatura de Protocolo de Intenções sobre o tema pela secretaria de Desenvolvimento Social, através do presidente do Conselho, prefeito Raul Gazola e pelo subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita e demais prefeitos.

Ao final, foi feita uma atualização pelo presidente da Emplasa, Luiz Pedretti, sobre o andamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Ele destacou que os grupos de trabalho já foram criados e contam com a participação de diferentes setores da sociedade.