Pedro Gouvêa, prefeito de São Vicente, é o novo presidente do Condesb, e Válter Suman, o vice

“As prioridades nós sabemos quais são: saúde, educação, segurança, habitação, a questão dos resíduos sólidos. O fundamental é que a gente trabalhe com união para o fortalecimento da Região Metropolitana e, dessa forma, possamos colocar em prática as soluções para os problemas.” A afirmação do prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, não sinaliza apenas que o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) pretende dar continuidade aos debates priorizados pelo seu antecessor, Alberto Mourão, de Praia Grande. É também um sinal de que diferenças políticas devem ser superadas “em favor da região”.

Gouvêa foi eleito presidente do Condesb na manhã desta terça-feira, 27, em reunião extraordinária realizada na sede da Agência Metropolitana (Agem), em Santos. Por sugestão de Mourão, ainda na presidência, os demais itens da pauta foram cancelados e os conselheiros passaram diretamente à eleição.

Entre os nove prefeitos da Região Metropolitana, cinco apoiaram a Chapa 1, encabeçada por Luiz Maurício, de Peruíbe, com Ademário Oliveria, de Cubatão, como vice. Quatro votaram na Chapa 2, de Pedro Gouvêa e Válter Suman (Guarujá), como vice.

No entanto, dos 21 representantes do Estado, 18 participaram da eleição e votaram majoritariamente no prefeito de São Vicente. Vale esclarecer que os votos têm valores proporcionais para que, no total, seja garantida a paridade entre municípios e governo do Estado (50% para cada esfera do poder público) e a soma deu a vitória à Chapa 2.

“O espírito de união e de absoluta parceria entre Estado e os municípios deve estar acima deste ou daquele partido. É um grande desafio dirigir um Conselho plural como este e tenho certeza que o Pedro o enfrentará com diálogo e sensatez”, declarou o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

Mesquita também destacou a administração que Luiz Maurício vem fazendo em Peruíbe e ratificou a importância da união. “Não se deixe abater por uma circunstância. Pelo grande trabalho que está realizando, você é uma peça fundamental para este Conselho”, afirmou o subsecretário.

Em sua fala de despedida da presidência, Alberto Mourão fez um balanço das ações, destacando as iniciativas para solucionar problemas nas áreas que definiu como prioritárias no início do mandato, justamente aquelas destacadas por Gouvêa. “Estabeleci uma pauta, mas nada foi de livre e espontânea vontade, mas sim em defesa dos interesses da região. Espero que nós consigamos manter a unidade de propósitos. A questão política sempre vai existir, mas precisamos trabalhar juntos”, disse.

Prefeitos presentes: Ademário Oliveira (Cubatão), Alberto Mourão (Praia Grande), Caio Matheus (Bertioga), Luiz Maurício (Peruíbe), Marco Aurélio Gomes (Itanhaém), Paulo Alexandre Barbosa (Santos), Pedro Gouvêa (São Vicente) e Válter Suman (Guarujá); Mongaguá foi representada por Tenisson Azevedo.