Iperó foi sede da última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento da RMS Sorocaba

A 12º reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27, no Pólo de Integração Cultural de Iperó. Entre os vários assuntos discutidos, a política para a destinação de resíduos sólidos foi o tema de destaque.

A mesa do encontro foi composta pelo subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli; o prefeito de Itu e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, Guilherme Gazzola; o prefeito de Piedade e vice-presidente do Conselho, Jose Tadeu de Rezende; Luigi Longo, representando o secretário de Estado de Meio Ambiente; a deputada Maria Lucia Amary; o deputado federal Vitor Lipi; Mario Pustiglione, superintendente regional e Luiz Felipe d’Avila, presidente do Centro de Liderança Pública.

Edmur Mesquita ficou responsável por marcar uma próxima reunião com os secretários de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energia. “Em três regiões metropolitanas foi estabelecida uma prioridade para que se possa desenvolver uma política para a destinação de resíduos sólidos, um tabu quer precisamos equacionar”. E prosseguiu dando exemplo da Baixada Santista e Piracicaba. “A RM da Baixada fez um contrato com o Instituto de Pesquisas para indicar a localização mais adequada para a implantação de usina de queima de resíduos sólidos. Acredito que até dezembro já terão essa localização. Da mesma maneira, isso corre em Piracicaba onde foi feito o contrato com a PPP e já existe a usina instalada”.