Brasão do Governo do Estado de São Paulo

Implantação do Programa Recomeço é tema central de reunião do Consulti

O município de Itapecerica da Serra sediou a na manhã desta quinta quinta-feira, 1º, a 23ª Reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste – CONSULTI. Estiveram presentes Jorge Costa, prefeito e Presidente do CONSULTI; o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o prefeito de Taboão da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal, Fernando Fernandes; a prefeita de Embu Guaçu, Maria Lúcia Marques; Dr. Antônio José Correa de Sampaio, Delegado da Seccional de Taboão da Serra, neste ato, representando o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Youssef Abou Chahin; Gleuda Apolinário, Coordenadora Estadual de Políticas sobre Drogas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social; secretários municipais; presidentes de Câmara; vereadores; entidades sociais e os coordenadores das Câmaras Temáticas da Sub-Região Sudoeste.

O tema central do encontro ficou a cargo da apresentação do Programa Recomeço – Uma vida sem Drogas - e da instalação da Câmara Temática de Segurança Pública e Políticas sobre Drogas. Na oportunidade foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos e as Prefeituras da Sub-Região Sudoeste/RMSP.

Em seu discurso, o Presidente do Consulti, prefeito Jorge Costa, destacou a importância desta data, pois está sendo construída uma nova identidade para a Sub-Região, que já conta com cinco Câmaras Temáticas e, agora, com a instalação dessa nova Câmara, com um tema tão sensível e clamado pela população. Jorge referiu-se também à reunião realizada em São Paulo com Edmur Mesquita, prefeitos e secretários municipais e com o Dr. Youssef, visando melhoria da segurança para os oito municípios. O prefeito anfitrião comentou, também, sobre a reunião com Dr. Maurício Juvenal, chefe de Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio França, atual vice-governador, que por uma ação da Câmara Temática de Mineração, liberou recurso do PATEM – Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios, para a Sub-Região e que será executado pelo IPT.

O Subsecretário Edmur Mesquita elogiou o prefeito Jorge Costa. “Ele tem demonstrado seus predicados concretamente para essa região, com muito comprometimento, com esse conceito para a administração pública, da ideia de integração entre as cidades, para que possamos elaborar políticas da sociedade para a superação de problemas em comum.” E continuou, citando a importância desse encontro. “É uma agenda que está sendo construída permanentemente, fruto desse processo de parceria entre o governo do Estado de São Paulo, as prefeituras e a sociedade civil.”.

O prefeito Fernando Fernandes saudou o encontro regional e destacou a sua importância para o Estado de São Paulo. “São Paulo está à frente dos demais estados  em todas as áreas, apesar da crise que assola o país. Ações como essa precisam ser multiplicadas em todo o Estado”.

Dr. Antônio José Correa Sampaio, destacou as atuações que já vêm sendo realizadas nessa área pela polícia Civil, inclusive com palestras em escolas, o que vem de encontro com o esforço que a sub-região desencadeia nessa data. Firmou compromisso com esse trabalho e designou pessoas qualificadas para compor a Câmara Temática.

A Coordenadora Estadual, Gleuda Apolinário, esclareceu que o Programa Recomeço é um programa do Estado de São Paulo, que promove ações voltadas ao cuidado integral dos indivíduos com problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, incluindo seus familiares e comunidade. Comunicou que a Secretaria acompanhará e apoiará todo o trabalho e que a Divisão Regional de Osasco indicará técnicos para compor a Câmara Temática, com o objetivo de ajudar na elaboração do projeto regional e municipal.

A coordenadora da sub-região, Brígida Sacramento, deu por instalada a Câmara temática de Segurança Pública e Políticas sobre Drogas, convidando os representantes de todos os setores envolvidos com a temática e a sociedade civil interessada a fazer parte dessa Câmara. “O foco do trabalho tem sempre que ser regional. Convoco para o dia 15 deste mês, às 9h30, a primeira reunião da Câmara na sede do Ciesp, localizado  no município de Cotia. Os convites serão encaminhados por e-mail, juntamente com a pauta”, alertou Brígida.

Edmur Mesquita ressaltou a importância do Programa Recomeço e finalizou a reunião com uma frase de Oscar White. “Ao Estado compete fazer aquilo que é útil, e ao homem, o que é belo”.

E-mail: imprensa.sdm@sdmetropolitano.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/SSDMetropolitano