Ir para o conteúdo principal

Governo do Estado de São Paulo

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

Notícias

Gestores municipais da RMC participam da 1º oficina regional do PDUI

Cerca de 200 gestores públicos da Região Metropolitana de Campinas estiveram reunidos durante todo o dia desta terça-feira, 12, na primeira oficina sub-regional, cujo objetivo é promover discussões técnicas e definir as diretrizes que servirão de base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

A oficina foi realizada visando o debate técnico sobre os eixos estruturantes do PDUI – Habitação e Vulnerabilidade Social; Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial; Meio Ambiente, Saneamento e Defesa Civil; e Mobilidade, Transporte e Logística. Para discutir as demandas, os gestores municipais foram acompanhados por gestores da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Urbano), da Unicamp, por meio do CEDE (Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico) e NEPO (Núcleo de Estudos de População) e da Agemcamp. O Ministério Público também esteve representado, com a presença do Promotor Dr. Rodrigo Sanches Garcia.

A abertura da oficina foi feita pela Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, a Gerente de Desenvolvimento Urbano da Emplasa – Maria Ligia Wertheimer, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas – André Von Zuben e o vereador Luiz Carlos Rossini.

A Diretora Executiva da Agemcamp - Ester Viana – explica que esta fase das oficinas é de suma importância. “As oficinas são a base para identificação dos problemas e elaboração do diagnóstico regional, e isso só é possível com a participação dos gestores de cada um dos nossos municípios”. O Secretário Municipal de Campinas – André Von Zuben ressaltou a integração da Região e a importância do PDUI. “O plano regional é mais importante do que apenas cumprir a exigência de uma lei, é fundamental para o desenvolvimento planejado da Região”.

Esta é a primeira de três oficinas regionais a serem realizadas. Participaram desta primeira oficina os gestores dos municípios de Campinas, Paulínia, Indaiatuba, Morungaba, Itatiba, Valinhos e Vinhedo. A segunda oficina acontece no dia 20 de junho, em Holambra, com os municípios de Holambra, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Santo Antonio de Posse, Jaguariúna e Pedreira; e a terceira no dia 28 de junho, em Nova Odessa, com os municípios de Nova Odessa, Americana, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Santa Bárbara d’Oeste. Segundo a Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – esta divisão foi definida pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, de acordo com a proximidade entre os municípios. Após a abertura da oficina, os gestores foram divididos em salas para exposição do tema, levantamento das principais demandas regionais e análises das causas. Ao final, a equipe técnica da Emplasa apresentou a apuração do diagnóstico regionalizado.

 

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

R. Boa Vista, 170 - 2º andar, Centro, São Paulo - SP - CEP 01014-000
Telefones: (11) 3775-6200 / 3775-6212 / 3293-5361