Gestores municipais da RMC participam da 1º oficina regional do PDUI

Cerca de 200 gestores públicos da Região Metropolitana de Campinas estiveram reunidos durante todo o dia desta terça-feira, 12, na primeira oficina sub-regional, cujo objetivo é promover discussões técnicas e definir as diretrizes que servirão de base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

A oficina foi realizada visando o debate técnico sobre os eixos estruturantes do PDUI – Habitação e Vulnerabilidade Social; Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial; Meio Ambiente, Saneamento e Defesa Civil; e Mobilidade, Transporte e Logística. Para discutir as demandas, os gestores municipais foram acompanhados por gestores da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Urbano), da Unicamp, por meio do CEDE (Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico) e NEPO (Núcleo de Estudos de População) e da Agemcamp. O Ministério Público também esteve representado, com a presença do Promotor Dr. Rodrigo Sanches Garcia.

A abertura da oficina foi feita pela Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, a Gerente de Desenvolvimento Urbano da Emplasa – Maria Ligia Wertheimer, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas – André Von Zuben e o vereador Luiz Carlos Rossini.

A Diretora Executiva da Agemcamp - Ester Viana – explica que esta fase das oficinas é de suma importância. “As oficinas são a base para identificação dos problemas e elaboração do diagnóstico regional, e isso só é possível com a participação dos gestores de cada um dos nossos municípios”. O Secretário Municipal de Campinas – André Von Zuben ressaltou a integração da Região e a importância do PDUI. “O plano regional é mais importante do que apenas cumprir a exigência de uma lei, é fundamental para o desenvolvimento planejado da Região”.

Esta é a primeira de três oficinas regionais a serem realizadas. Participaram desta primeira oficina os gestores dos municípios de Campinas, Paulínia, Indaiatuba, Morungaba, Itatiba, Valinhos e Vinhedo. A segunda oficina acontece no dia 20 de junho, em Holambra, com os municípios de Holambra, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Santo Antonio de Posse, Jaguariúna e Pedreira; e a terceira no dia 28 de junho, em Nova Odessa, com os municípios de Nova Odessa, Americana, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Santa Bárbara d’Oeste. Segundo a Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – esta divisão foi definida pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, de acordo com a proximidade entre os municípios. Após a abertura da oficina, os gestores foram divididos em salas para exposição do tema, levantamento das principais demandas regionais e análises das causas. Ao final, a equipe técnica da Emplasa apresentou a apuração do diagnóstico regionalizado.