Destinação dos resíduos sólidos é tema da reunião do Conselho de Desenvolvimento da RM Sorocaba

A 13º reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19, no município de Sarapuí. Na mesa principal estavam presentes o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o prefeito anfitrião, Wellington Machado de Moraes; o prefeito de Itu e presidente do Conselho, Guilherme dos Reis Gazzola; Luigi Longo, da secretaria Estadual de Meio Ambiente; os deputados federais: Luiz Lauro Filho, Vitor Lippi e Herculano Passos e os estaduais: Rita Passos, Edson Giriboni e Maria Lúcia Amary.

Houve a aprovação da pauta anterior, apresentação sobre o atual estágio do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e um produtivo debate sobre aterros sanitários e o destino dos resíduos sólidos. Edmur aproveitou para ressaltar a importância do encontro e do Conselho da RM Sorocaba. “Este Conselho tem como uma de suas principais atribuições o de ser propositivo, de debater os temas inerentes aos grandes desafios que essa região possui para que possamos definir prioridades”.

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos também lembrou que no início abril, o novo governador Márcio França, que assumirá o governo, conhece muito bem esse mecanismo de regionalização e de metropolização, já que foi prefeito em São Vicente e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista. “Estou certo de que com o Márcio França continuará havendo esse espírito de parceria que nos move, com muitos avanços expressivos para que esse sentido metropolitano seja cada vez mais forte”.