Brasão do Governo do Estado de São Paulo

Debate sobre transporte de cargas na RMSP avança

A Câmara Temática de Transporte de Cargas, instituída pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), terá novo encontro em 20/02 para elaborar proposta de projeto a ser encaminhado ao Conselho, visando à integração dos sistemas de informação sobre transporte de cargas no país com ênfase na RMSP.

Nesta terça-feira (30/01), o grupo se reuniu em São Paulo para ouvir e trocar experiências com autoridades do setor e levantar suas principais dificuldades e prioridades. "Esse debate de ideias visa agregar informação, levantar os sistemas em operação e as possibilidades existentes para melhorar o tráfego de cargas na RMSP", colocou Antonio Kunigelis Júnior, da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos.

Participaram do debate representantes das prefeituras e órgãos municipais da região, tendo como convidados Dalton de Campos Mello Filho, coordenador de fiscalização regional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que apresentou o sistema Canal Verde Brasil, o Major Marcos de Paula Barreto, diretor interino da Casa Militar (Defesa Civil), que contou sua experiência na área no Estado de São Paulo. Adilson Piveta, técnico da Emplasa, apresentou o Sistema de Informações Metropolitanas (SIM-Emplasa).

O Canal Verde Brasil é o principal projeto em andamento na ANTT e visa ao monitoramento de tudo que está sendo transportado no território nacional, com um controle rígido da origem e destino dos caminhões Brasil afora. A meta é desenvolver uma rede logística inteligente e reduzir o chamado Custo Brasil, segundo Dalton de Campos.

A próxima reunião da Câmara Temática será em 20/02, às 14h, na Rua Boa Vista, 170, auditório C do mezanino.