Consórcio do ABC se reúne e antecipa a eleição da diretoria para dezembro

Na última quarta-feira, 01/11, os prefeitos do ABC reunidos decidiram antecipar a reeleição de Orlando Morando, atual presidente e prefeito de São Bernardo, e de Paulo Serra, atual vice e prefeito de Santo André, para o início do mês que vem, na próxima assembleia mensal.

Por meio de mudança no estatuto da entidade regional, a antecipação do processo ocorrerá nos anos em que não houver posse de novos mandatários municipais, conforme explicou Morando. “Quando houver eleição municipal, o processo será mantido em janeiro do ano seguinte, após os novos prefeitos serem empossados”, afirmou. As posses do presidente e do vice do Consórcio estão mantidas para janeiro.

Orlando Morando classificou o trabalho realizado nos dez primeiros meses deste ano como um “choque de gestão”. “Ao priorizarmos em termos de dispêndio financeiro somente aquilo que era efetivamente necessário, conseguimos manter a saúde financeira do Consórcio, mesmo com novos investimentos, como o escritório de Brasília”, destacou.

O vice-presidente da entidade, Paulo Serra, ressaltou que a decisão dos prefeitos ratifica o trabalho da composição da Assembleia Geral: “já temos o consenso de todos os prefeitos em manter a atual gestão do Consórcio”, afirmou.

Durante a reunião, representantes do Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip) apresentaram aos prefeitos os detalhes do simulado de evasão do Polo Petroquímico de Capuava, que será realizado em 2 de dezembro.

O objetivo do exercício é preparar e prevenir a população para uma eventual situação de emergência, explicou o diretor do Cofip, Carlos Barbeiro. A atividade vai simular uma falha mecânica com liberação de gases na atmosfera. “A integração com o Consórcio e o comprometimento dos prefeitos têm sido fundamentais para podermos realizar iniciativas como esta”, afirmou.

Na reunião, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) também apresentou um relatório atualizado sobre os trabalhos de limpeza realizados nos piscinões do ABC. O acompanhamento dos serviços, sob responsabilidade do DAAE, está sendo realizado pela coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Drenagem Urbana do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Formado pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promove o planejamento e a articulação de ações de caráter regional. Criado em 1990, passou a ser o primeiro consórcio multisetorial de direito público e natureza autárquica do país em fevereiro de 2010.