Conselho de Desenvolvimento de Ribeirão Preto instala Câmara de Saneamento

A 5ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto congregou ontem, 13/11, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da cidade, muitos prefeitos para discutir questões voltadas ao tema “Recursos Hídricos e Meio Ambiente”, entre outros.

Na ocasião, o prefeito e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, instalou a 2ª Câmara Técnica da RMRP, voltada ao Saneamento Básico. Ficou combinado que a próxima reunião, prevista para o dia 22 de janeiro de 2018, também trará as primeiras discussões para implantação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMRP (PDUI).

Para abordar o futuro do agronegócio na RMRP, o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, presente ao evento, apresentou um histórico do Agronegócio no estado. “O Agronegócio em São Paulo é responsável por 19% PIB do Agronegócio brasileiro. É o estado com maior participação. O Estado responde sozinho por 21% de tudo o que é produzido no campo. Em 2016, foram R$ 78,5 bilhões em valor da produção agropecuária (VPA), 24,1% superior a 2015”, disse Jardim. Após a apresentação do secretário, foi aprovada também a Câmara Temática de Agricultura e Saneamento.

Em seguida, o diretor superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE),Ricardo Borsari, citou as ações do órgão na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, ressaltando a importância da atuação dos municípios de forma integrada, também no que diz respeito ao saneamento básico. “A Sabesp é a quarta maior empresa de saneamento do mundo em população atendida. É responsável por 367 municípios, quase 66% da população do estado de São Paulo. Possui 113 estações de tratamento de esgoto no Interior e no Litoral”, concluiu.

Após as apresentações, o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMRP, Duarte Nogueira, mostrou uma projeção da RMRP para 2050, estimando que esta chegará a ter 2,2 milhões de habitantes. “Para planejarmos o futuro da nossa Região Metropolitana, é importante levarmos em conta o fato que vivemos em um sistema hidrográfico compartilhado. Quanto mais criteriosos e parceiros formos, em questões relacionadas à água e ao esgoto, todo o aglomerado será beneficiado. Em março de 2019, Ribeirão Preto terá 100% de água tratada e esgoto coletado e tratado. E será a maior cidade do Brasil a ter os serviços universalizados”, completou Nogueira.