Ir para o conteúdo principal

Governo do Estado de São Paulo

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

Notícias

Conselho da RMC recebe Secretário de Desenvolvimento Social do Estado

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, participou na manhã desta terça-feira, 26, da reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada no município de Indaiatuba. Juntamente com o Subsecretário de Estado de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita e o Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Benjamim Bill, eles assinaram o protocolo de intenções referente à possibilidade de implantar o programa Recomeço nos 20 municípios da RMC.

Segundo Edmur Mesquita, “o programa tem, reconhecidamente, uma grande eficácia na vida dessas pessoas, que em algum momento da vida fizeram a escolha errada de se envolver no mundo das drogas”, comenta. O Secretário Gilberto Nascimento apresentou as ações do projeto, que visam o tratamento e a reinserção na sociedade das pessoas atendidas e o trabalho de prevenção contra as drogas. O Recomeço é um programa estadual de enfrentamento ao crack e outras drogas.

 

Sistema de Videomonitoramento Metropolitano

O sistema metropolitano de videomonitoramento da Região Metropolitana de Campinas será ampliado. Os membros do Conselho de Desenvolvimento da RMC aprovaram durante a reunião, a priorização de R$ 5 milhões em recursos financeiros do Fundocamp para a renovação das licenças dos softwares utilizados pelos municípios para o sistema de videomonitoramento da Região. Serão R$ 250 mil por município. Além da possibilidade de atualização do software, também será possível aos municípios ter a integração com as informações do Detecta – sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Segundo a Diretora Executiva da Agemcamp, 12 municípios da RMC estão integrados atualmente no sistema, sendo que 16 já concluíram o contrato com a Agemcamp referente às fases anteriores do projeto – de aquisição de equipamentos. “Esta nova etapa representa mais um avanço neste projeto, que tem sido muito importante na Segurança dos nossos municípios; e agora será ainda mais eficiente com o acesso às informações e dados do Detecta”, ressalta Ester Viana.

 

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

R. Boa Vista, 170 - 2º andar, Centro, São Paulo - SP - CEP 01014-000
Telefones: (11) 3775-6200 / 3775-6212 / 3293-5361