Concerto da Sinfônica de Campinas encerra edição 2017 do projeto ´Tocando Santos`

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realizou na noite deste domingo, 3 de dezembro, o concerto de encerramento da edição 2017 do projeto Tocando Santos, no Sesc-Santos.

Com regência do maestro Victor Hugo Toro, a Orquestra apresentou uma Gala Lírica, em parceria com a Ópera Estúdio Unicamp: esteve acompanhada de seis cantores líricos. O programa mostrou a beleza das óperas conhecidas mundialmente, através de trechos, árias e duetos de obras de compositores como Mozart, Puccini, Verdi, Donizetti, Belilini.

´Tocando Santos` – Projeto do Governo do Estado São Paulo realizado pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem/Subsecretaria Estadual de Assuntos Metropolitanos) e o Sesc-Santos. Neste domingo aconteceu o décimo concerto de uma programação que incluiu grupos sinfônicos do Estado como a Orquestra Municipal de Santos, Banda Sinfônica de Cubatão e Coral Zanzalá, Banda Musical de Guarujá, Orquestra da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Sinfônica de Santo André, entre outros.

Este ano, a série de concertos homenageou o santista Carlos Lamberti, que morreu em julho de 2016. Lamberti foi secretário de Turismo, Cultura e Esportes (1974 a 1979) e vice-prefeito de Santos (1993-1996), quando também acumulou a função de secretário de Turismo.

Orquestra Sinfônica de Campinas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como diretor artístico e regente titular Victor Hugo Toro.  A Sinfônica de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de estado. Documentos de 1929, que vieram à tona em outubro de 2014, comprovam que a orquestra foi criada, formalmente, em 6 de outubro de 1926, como Associação Symphonica Campineira, o que torna o grupo um dos mais antigos do país em atividade. O concerto de estreia foi apresentado em novembro de 1929, sob regência do maestro Salvador Bove. Desde então, a orquestra encanta o público com obras de grandes compositores e destacando o trabalho de artistas regionais. Em 1975, passou a ser mantida pela Prefeitura de Campinas.