Brasão do Governo do Estado de São Paulo

Câmara Temática de Habitação define cronograma de trabalho e convoca municípios a indicarem representantes

A Câmara Temática Metropolitana de Habitação, instituída pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), estabeleceu um prazo até 21 de fevereiro próximo para que as 39 prefeituras que integram a região apresentem a situação de seus bancos de dados habitacionais. Até lá, deverão indicar representantes para subsidiar as atividades da CT.

As informações georreferenciadas serão compatibilizadas e incluídas no SIM-Emplasa, Sistema de Informações Metropolitanas, desenvolvido pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. O sistema dará suporte às atividades da Câmara com o objetivo de criar uma base de dados habitacionais metropolitana única e promover a articulação entre os 39 municípios da RMSP.

A reunião de hoje (10/01) foi aberta pelo secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre, por Antonio Kunigelis Júnior, da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, e Elizabeth França, diretora de Planejamento e Projetos da CDHU.

No encontro, a Emplasa apresentou os diversos recursos e camadas do Sistema de Informações Metropolitanas, fazendo simulações e tirando as dúvidas dos participantes sobre o desempenho da ferramenta com dados habitacionais.

Como convidada, a pesquisadora Flávia Feitosa, da Universidade Federal do ABC, apresentou os resultados de um estudo na região do Grande ABC que levantou seus problemas e necessidades habitacionais, incluindo dados sobre os assentamentos precários. A base de dados do Grande ABC já está a disposição para integrar o SIM.