Câmara Temática Metropolitana de Habitação inicia atividades em São Paulo

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo fechou o ano com a instalação hoje (04/12) em São Paulo da Câmara Temática Metropolitana de Habitação, que vai definir as prioridades metropolitanas nessa área, base para o Plano Metropolitano de Habitação.

Na reunião, foram escolhidos os 16 integrantes da Câmara, entre titulares e suplentes, representando as cinco sub-regiões da RMSP, mais as secretarias estadual e municipal de Habitação, a Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos e a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).

A reunião de instalação contou com as presenças do secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia, do secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre, que coordena a Câmara, do presidente da Cohab-SP, Edson Aparecido, do assessor da subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, Antônio Kunigelis Júnior, representando o subsecretário Edmur Mesquita, do prefeito de Biritiba Mirim, Jarbas Ezequiel de Aguiar, além de secretários e técnicos da área dos municípios que integram a região.

O secretário Rodrigo Garcia salientou a importância da articulação entre municípios para o planejamento habitacional, cuja Câmara Temática vai gerir o sistema com o suporte do SIM|Emplasa, Sistema de Informações Metropolitanas desenvolvido há dois anos.

A criação de uma base de dados habitacionais metropolitana única é um dos objetivos da Câmara Temática, "tendo o SIM|Emplasa como o grande integrador de tudo isso, garantindo o acesso público e a transparência do sistema", afirmou o secretário municipal de Habitação, Fernando Chucre. Inicialmente, o grupo traçará um diagnóstico das necessidades habitacionais da RMSP, que hoje concentra cerca de 60% do déficit estadual.

O Sistema de Informações Metropolitanas (SIM) desenvolvido pela Emplasa vai mapear e georreferenciar as informações habitacionais de todos os 39 municípios da RMSP. Dotado de recursos para visualização e edição de dados, o SIM permite o compartilhamento de informações atualizadas e geradas a partir de fontes confiáveis. Sua interface amistosa e de fácil uso ajudam a difundir o geoprocessamento e a utilização de dados geoespaciais no setor público, potencializando sua ação em escala regional e de modo interfederativo.

O sistema já foi adotado pelas oito prefeituras integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Região Metropolitana de São Paulo (Cioeste) e é amplamente utilizado pelos municípios cujas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas estão elaborando o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA TEMÁTICA METROPOLITANA DE HABITAÇÃO