Prefeitos assinam termo de cooperação para projeto ambiental

Na última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, realizada nesta terça-feira, 19, no município de Artur Nogueira, os prefeitos assinaram o termo de cooperação técnica referente ao projeto Reconecta, que visa ações integradas para preservação da fauna e flora dos corredores ecológicos da Região Metropolitana de Campinas.

O projeto, de iniciativa da Secretaria Municipal do Verde de Campinas, agora será estendido para os 20 municípios da Região e já tem gerado frutos. Um dos primeiros frutos dessa ação foi a sua inclusão no projeto internacional INTERACT-Bio, apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha e ICLEI (Local Governments for Sutentainability). O INTERACT-Bio é um projeto de quatro anos elaborado para melhorar a utilização e a gestão dos recursos naturais em cidades de rápido crescimento e nas regiões que as cercam. A iniciativa tem como objetivo proporcionar às populações urbanas em expansão soluções baseadas na natureza e mostrar seus benefícios em longo prazo.

Os cuidados com o Meio Ambiente foi o tema principal da reunião do Conselho. Além do projeto Reconecta, outro projeto apresentado foi o “Ambientação”. Realizado pela Fundação Toyota, o projeto tem como objetivo desenvolver ações em educação ambiental como o consumo consciente de recursos naturais (água e energia elétrica) e o gerenciamento de resíduos dentro das escolas, na comunidade e em entidades do local. O Presidente da Toyota, Sr. Percival Nonato, participou da reunião e ofereceu gratuitamente aos Prefeitos da RMC vagas no projeto, para que os técnicos municipais participem e disseminem os conhecimentos adquiridos.

E-mail: imprensa.sdm@sdmetropolitano.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/SSDMetropolitano