Aglomeração Urbana vai regionalizar políticas públicas

A reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Franca, realizada na tarde desta segunda-feira, 17, na Associação do Comércio e Indústria de Franca, discutiu a regionalização de políticas públicas de dois importantes temas: gestão de resíduos sólidos e recuperação de dependentes químicos.

A segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento, presidida pelo prefeito de Patrocínio Paulista, Mauro Barcellos, contou com a presença do diretor da Emplasa, Luiz José Pedretti, e apresentou a proposta de planejamento e ações conjuntas dos dois assuntos por parte dos municípios que compõem a AUF.

No caso dos resíduos sólidos, o protocolo de intenções prevê a realização de um plano regional que garanta solução para o problema pelos próximos 20 anos. As medidas a serem estabelecidas contarão com o aval de órgãos como o Ministério Público e a Cetesb e devem prever, entre outras, aterros regionais compartilhados e a regularização de locais de armazenamento já existentes.

O Programa Recomeço, voltado à recuperação de dependentes químicos e já em prática em outras partes do Estado, foi outra pauta avaliada. O protocolo de intenções proposto aos municípios prevê a adesão das Prefeituras às ações do Programa.

“Como órgão regional integrado, a Aglomeração Urbana vai, aos poucos, ampliar a abordagem dos desafios que hoje são tratados individualmente por cada cidade. É um importante passo no sentido de somar os esforços e promover medidas mais inteligentes e eficientes”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

A próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Franca ocorre no dia 18 de fevereiro, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Franca.

Criada pela Lei Complementar 1323/2018, sancionada pelo governador Márcio França (PSB), a Aglomeração Urbana da Região de Franca reúne 19 municípios: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. As populações das cidades somam cerca de 700 mil habitantes, segundo o IBGE.