AGEM apresenta balanço do trabalho ao Condesb

A Agência Metropolitana da Baixada Santista realizou, terça-feira, 27, a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB), para discussão de  assuntos de interesse regional.

A finalidade foi realizar um balanço das ações técnicas e administrativas da Agem no ano de 2018, por meio de espaço concedido pelo Diretor-Executivo, Ricardo Hourneaux, às Diretoras-Adjuntas Técnica, Fernanda Meneghello e Administrativa, Renata Bernardino.

Na Diretoria Técnica, Fernanda destacou os avanços conquistados ao longo do ano como a entrega do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e coordenado pela Câmara Temática de Meio Ambiente, e a seleção da Região Metropolitana da Baixada Santista pelo Programa Euroclima+, de iniciativa da Comissão Europeia, que concede apoio às ações de sustentabilidade ambiental, concedendo financiamento da Agence Française de Developpment (AFD) e do Deutschr Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), instituições francesa e alemã, respectivamente, para desenvolvimento do Plano Regional de Mobilidade e Logística.“É um balanço muito positivo. A cada ano é possível sentir o avanço no fortalecimento do sistema de governança metropolitana e o reconhecimento do trabalho, que certamente faz parte de uma construção, uma história que em 2018 celebrou os seus 20 anos”, destacou.

No que compete à área administrativa, Renata fez uma retrospectiva do desafio da mudança de sede da Agem, de um edifício comercial para um próprio estadual, a pedido da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos e da Casa Civil, em momento de crise econômica enfrentado, não somente pelo estado de São Paulo como por todo o Brasil, visando a diminuição dos gastos.

“Foi uma decisão inteligente, pois saímos de um edifício comercial para investir, conservar e zelar por um bem público que havia sido reformado e restaurado recentemente, patrimônio histórico tombado pelo Iphan, Condephaat e Condepasa. Foi um desafio muito grande pois tivemos que adequar a finalidade do uso do espaço, regularizar as pendências existentes no imóvel, abrir processos, firmar novos contratos, porém com um plano de trabalho muito bem estruturado e o auxílio das equipes técnica e administrativa, vencemos mais esta etapa”.

O Diretor-Executivo, Ricardo Hourneaux, também agradeceu e enalteceu o empenho dos colaboradores da Agência nos trabalhos desenvolvidos em 2018. "Agradeço a convivência, a seriedade e o comprometimento da equipe. É um ambiente harmonioso de se trabalhar. Eu agradeço o empenho de todos".

O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, relembrou o início da luta pela instituição da Região Metropolitana da Baixada Santista, da qual ele participou ativamente, que teve início na gestão do ex-governador Mário Covas, passando por um grande ciclo de desenvolvimento na gestão do ex-governador Geraldo Alckmin, inclusive com a formação de novas regiões e aglomerados urbanos. "Desejo que o próximo governo, do governador eleito João Dória, continue promovendo esse crescimento junto às regiões metropolitanas do Estado, conferindo mais autonomia orçamentária às agências metropolitanas", reforçou.

Marcaram presença à reunião o representante do presidente do Condesb (prefeito Pedro Gouvêa de São Vicente), Adão Antônio Ribeiro Junior, além de representantes dos prefeitos de Santos, Guarujá, Praia Grande e Itanhaém.

Direitos Humanos- O Coordenador da Câmara Temática de Direitos Humanos, Wellington Araújo, divulgou o I Encontro de Direitos Humanos, que irá acontecer no próximo dia 10, a partir das 8h30, na Faculdade São Judas (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos), com o apoio do Condesb, e tem a finalidade de debater assuntos que busquem a igualdade de gêneros, igualdade racial, mulheres, acessibilidade, entre outros.