Ir para o conteúdo principal

Governo do Estado de São Paulo

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

Notícias

Últimas Notícias

Encontro com Investe São Paulo em Itapecerica da Serra aborda turismo, meio ambiente, emprego entre outros temas relevantes

A prefeitura de Itapecerica da Serra sediou encontro entre os prefeitos que compõem a sub-região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo e o diretor de desenvolvimento de negócios e relações institucionais - Investe SP -, Sérgio Costa. Fizeram parte da mesa principal o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o prefeito anfitrião e presidente do Consulti, Jorge Costa; Ary Antônio Cintra, prefeito de São Lourenço da Serra; Claudinei Alves dos Santos, prefeito de Embu das Artes; Ayres Scorsatto, prefeito de Juquitiba; Marcio Roberto, presidente da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra; José Aparecido Alves, vereador de Taboão da Serra e vice-presidente do Consulti; Jumara Bocatto, secretária municipal de Turismo e Meio Ambiente, representando a prefeita de Embu Guaçu, Maria Lucia Silva Marques; Alexandre Gonçalves, secretário de Indústria e Comércio, representando o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Silveira Ramos; André Luiz Escolastico, representando Rogério Cardoso Franco, prefeito de Cotia e Brígida Sacramento, representante do Estado e coordenadora da sub-região Sudoeste da RMSP.

Sérgio Costa explanou sobre a missão desempenhada pelo Investe São Paulo referente à posição do Estado perante aos demais do país e a estratégia de criar mecanismos que possam produzir desenvolvimento e renda aos municípios paulistas. Dentro dos serviços prestados, encontra-se o apoio aos potenciais investidores, fornecimento de informações pontuais e estratégias sobre as melhores condições para se investir no Estado de São Paulo, incentivo às exportações dos produtos paulistas, articulação com entidades públicas e privadas, articulação com os municípios visando identificar oportunidade para atração de novos investimentos e a manutenção dos já existentes, dar suporte e capacitação às empresas na exportação de seus produtos e  apoio a pequenas e médias empresas.

O encontro foi aberto com todos os esclarecimentos à perspectiva concreta de ajuda ao desenvolvimento da sub-região, tendo em vista a explanação das Câmaras Temáticas, solicitando que as demandas apresentadas sejam compiladas a ele e encaminhadas pela coordenadora do Estado nesta sub-região.

Edmur Mesquita ressaltou a relevância dos temas abordados. “Debatemos três assuntos muito importantes: a política voltada para a integração na área do Turismo; Meio Ambiente, já que há diversas áreas de proteção na região e a mais importante que é emprego para os que mais necessitam”. E falou da importância da parceria com a Investe São Paulo. “Essa parceria será, com certeza, muito positiva e produzirá ações efetivas para avançarmos nesse processo de regionalização que todos nós aqui estamos profundamente comprometidos”.

23/03/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Encontro com Investe São Paulo em Itapecerica da Serra aborda turismo, meio ambiente, emprego entre outros temas relevantes)


Conselho da RMC aprova mais uma etapa para implantação do Centro Regional de Meteorologia

 

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas aprovou, na manhã de ontem, 13/03/2018, o termo de referência que viabiliza o convênio entre a Agemcamp e a Unicamp para implantação do Centro Regional de Meteorologia. Com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, provenientes do Fundocamp, a RMC visa a aquisição de um radar meteorológico inédito no país, que tem a capacidade de prever e informar sobre eventos naturais extremos, como tempestades severas, microexplosões, como aconteceu em 2016 em Campinas, entre outras, além de possibilitar uma análise mais minuciosa do clima na Região. O aparelho será instalado na área do Cepagri, dentro da Unicamp, onde atualmente se encontra um radar do mesmo modelo, que será transferido para o Rio Grande do Sul no final deste ano, devido à sua característica itinerante e de pesquisa.

A reunião foi aberta pelo subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, que lembrou a importância do fato para a RMC e para todo o estado de São Paulo, e, na sequência, o presidente do Conselho e Prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Viera de Souza, reforçou que o novo radar meteorológico terá papel fundamental nas ações das Defesas Civis Municipais de toda a Região.

De acordo com a Diretora Executiva da AGEMCAMP, Ester Viana, "a partir da aprovação do termo de referência, o próximo passo será a assinatura do convênio entre a Agemcamp e a Unicamp para efetivar a aquisição do radar e implantação do Centro Meteorológico".

 

FUNDOCAMP

 

Após a reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, realizou-se a primeira reunião do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) com os novos membros eleitos no último mês. Desta vez, os membros elegeram para a presidência, por aclamação, o Prefeito de Itatiba – Douglas Oliveira. Também tomaram posse como membros deliberativos do Conselho o Prefeito de Artur Nogueira – Ivan Vicensotti, a Vice-Prefeita da Valinhos – Laís Helena, Vitório Bando – gerente regional da CDHU; Carmem Tavares de Araújo Elias – Diretora Administrativa da AGEMCAMP e Viviane Moreira – Diretora Técnica da AGEMCAMP. O Conselho de Orientação foi criado para supervisionar a aplicação dos recursos do Fundocamp, oriundos de aportes financeiros repassados pelo Governo do Estado de São Paulo e pelos 20 municípios da RMC.

 

Mês das Mulheres

 

As ações em defesa dos direitos das Mulheres também foram destaque da reunião. O Secretário de Segurança de Monte Mor – Adelício Paranhos -  apresentou os resultados do projeto “Patrulha Maria da Penha” no município, que visa acompanhar o cumprimento das medidas protetivas de urgência às mulheres, com benefícios do Poder Judiciário, para acolher e orientar as mulheres em situação de violência e, além disso, oferecer atendimento voltado ao tratamento do agressor, oferecendo serviços sociais que envolvam atividades reflexivas, educativas e pedagógicas. Do município de Nova Odessa, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Carla Lucena – apresentou o projeto “Flor de Lótus”, que se tornou lei, voltado à proteção de mulheres em situação de violência em seu município. Tanto a vereadora quanto o secretário ressaltaram as ações integradas e constantes da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres, gerida pela Agemcamp.

 

Programa Mulheres de Peito

 

A carreta do programa “Mulheres de Peito” está percorrendo alguns municípios da Região Metropolitana de Campinas, disponibilizando com facilidade a realização do exame de mamografia às mulheres. Segundo a Diretora da Agemcamp, Ester Viana, esta ação regional é uma resposta da Secretaria de Estado da Saúde à solicitação feita pelo Conselho de Desenvolvimento em 2017. A carreta percorrerá, entre março e abril, os municípios de Santa Bárbara d'Oeste e Artur Nogueira.

 

Vacinação da Febre Amarela

 

Ainda com relação aos cuidados e ações de prevenção na área da Saúde, o Governo do Estado disponibilizou vacinas contra a febre amarela em quantidade compatível às necessidades da RMC. Será realizada, no próximo sábado, uma grande campanha para vacinação nos municípios de Artur Nogueira, Holambra, Cosmópolis, Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d'Oeste.

 

13/03/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Conselho da RMC aprova mais uma etapa para implantação do Centro Regional de Meteorologia)

Implantação do Programa Recomeço é tema central de reunião do Consulti

O município de Itapecerica da Serra sediou a na manhã desta quinta quinta-feira, 1º, a 23ª Reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste – CONSULTI. Estiveram presentes Jorge Costa, prefeito e Presidente do CONSULTI; o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o prefeito de Taboão da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal, Fernando Fernandes; a prefeita de Embu Guaçu, Maria Lúcia Marques; Dr. Antônio José Correa de Sampaio, Delegado da Seccional de Taboão da Serra, neste ato, representando o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Youssef Abou Chahin; Gleuda Apolinário, Coordenadora Estadual de Políticas sobre Drogas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social; secretários municipais; presidentes de Câmara; vereadores; entidades sociais e os coordenadores das Câmaras Temáticas da Sub-Região Sudoeste.

O tema central do encontro ficou a cargo da apresentação do Programa Recomeço – Uma vida sem Drogas - e da instalação da Câmara Temática de Segurança Pública e Políticas sobre Drogas. Na oportunidade foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos e as Prefeituras da Sub-Região Sudoeste/RMSP.

Em seu discurso, o Presidente do Consulti, prefeito Jorge Costa, destacou a importância desta data, pois está sendo construída uma nova identidade para a Sub-Região, que já conta com cinco Câmaras Temáticas e, agora, com a instalação dessa nova Câmara, com um tema tão sensível e clamado pela população. Jorge referiu-se também à reunião realizada em São Paulo com Edmur Mesquita, prefeitos e secretários municipais e com o Dr. Youssef, visando melhoria da segurança para os oito municípios. O prefeito anfitrião comentou, também, sobre a reunião com Dr. Maurício Juvenal, chefe de Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio França, atual vice-governador, que por uma ação da Câmara Temática de Mineração, liberou recurso do PATEM – Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios, para a Sub-Região e que será executado pelo IPT.

O Subsecretário Edmur Mesquita elogiou o prefeito Jorge Costa. “Ele tem demonstrado seus predicados concretamente para essa região, com muito comprometimento, com esse conceito para a administração pública, da ideia de integração entre as cidades, para que possamos elaborar políticas da sociedade para a superação de problemas em comum.” E continuou, citando a importância desse encontro. “É uma agenda que está sendo construída permanentemente, fruto desse processo de parceria entre o governo do Estado de São Paulo, as prefeituras e a sociedade civil.”.

O prefeito Fernando Fernandes saudou o encontro regional e destacou a sua importância para o Estado de São Paulo. “São Paulo está à frente dos demais estados  em todas as áreas, apesar da crise que assola o país. Ações como essa precisam ser multiplicadas em todo o Estado”.

Dr. Antônio José Correa Sampaio, destacou as atuações que já vêm sendo realizadas nessa área pela polícia Civil, inclusive com palestras em escolas, o que vem de encontro com o esforço que a sub-região desencadeia nessa data. Firmou compromisso com esse trabalho e designou pessoas qualificadas para compor a Câmara Temática.

A Coordenadora Estadual, Gleuda Apolinário, esclareceu que o Programa Recomeço é um programa do Estado de São Paulo, que promove ações voltadas ao cuidado integral dos indivíduos com problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, incluindo seus familiares e comunidade. Comunicou que a Secretaria acompanhará e apoiará todo o trabalho e que a Divisão Regional de Osasco indicará técnicos para compor a Câmara Temática, com o objetivo de ajudar na elaboração do projeto regional e municipal.

A coordenadora da sub-região, Brígida Sacramento, deu por instalada a Câmara temática de Segurança Pública e Políticas sobre Drogas, convidando os representantes de todos os setores envolvidos com a temática e a sociedade civil interessada a fazer parte dessa Câmara. “O foco do trabalho tem sempre que ser regional. Convoco para o dia 15 deste mês, às 9h30, a primeira reunião da Câmara na sede do Ciesp, localizado  no município de Cotia. Os convites serão encaminhados por e-mail, juntamente com a pauta”, alertou Brígida.

Edmur Mesquita ressaltou a importância do Programa Recomeço e finalizou a reunião com uma frase de Oscar White. “Ao Estado compete fazer aquilo que é útil, e ao homem, o que é belo”.

 

E-mail: imprensa.sdm@sdmetropolitano.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/SSDMetropolitano

Twitter: @SAMetropolitano

Instagram: SAMetropolitano

Site: www.assuntosmetropolitanos.sp.gov.br

 

 

02/03/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Implantação do Programa Recomeço é tema central de reunião do Consulti)

Governador Alckmin assina o encaminhamento do Projeto de Lei Complementar que criará a Aglomeração Urbana de Franca

O governador Alckmin assinou o encaminhamento do Projeto de Lei Complementar à Assembleia Legislativa do Estado para a criação da Aglomeração Urbana de Franca na tarde desta sexta-feira, 2, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Esta unidade regional tem como objetivo promover o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida, além da cooperação entre os diferentes níveis de governo, integração do planejamento e da execução das funções públicas, redução das desigualdades sociais, entre outros benefícios.

“A região de Franca possui agricultura de ponta e um grande parque industrial calçadista A cidade foi a que mais gerou emprego no Brasil e agora, com o aglomerado, terá condições de avançar ainda mais”, disse Alckmin. O subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, falou da importância do projeto de lei assinado pelo governador. “O Aglomerado Urbano de Franca está localizado entre o triângulo mineiro e a região metropolitana de Ribeirão Preto. Essa foi uma decisão fundamental para pensarmos no desenvolvimento dessas regiões e, em especial, ponderarmos a diminuição das desigualdades sociais”.

A composição das cidades que farão parte da Aglomeração Urbana de Franca foi realizada pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano – Emplasa. São elas: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

A Aglomeração Urbana de Franca contará com um Conselho de Desenvolvimento, que será formado pelos prefeitos de cada uma dessas cidades. Caberá ao conselho especificar as funções públicas de interesse comum desses municípios e o Estado; aprovar objetivos, metas e prioridades de interesse regional; examinar planos, programas, projetos e qualquer outra matéria que tenham impacto na região, entre outros. A secretaria executiva do Conselho será exercida pela Casa Civil.

Um dos principais motivos para a criação da Aglomeração Urbana de Franca é que os municípios da região necessitam de um planejamento integrado e da ação coordenada dos entes públicos atuantes nessas cidades para, em conjunto, organizar, planejar e executar as funções públicas de interesse comum, que atendem a todos esses municípios e suas respectivas peculiaridades.

Localizada no extremo nordeste do Estado de São Paulo, a Aglomeração Urbana de Franca reúne 648 mil habitantes (IBGE, 2016), em uma área de 8.403,97 km², com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 16,4 milhões. A região se destaca nacionalmente pelo porte de sua atividade econômica, especialmente pela produção de calçados, indústria sucroalcooleira e agronegócio.

02/03/2018 Leia na íntegra esta matéria: (Governador Alckmin assina o encaminhamento do Projeto de Lei Complementar que criará a Aglomeração Urbana de Franca)

46-50 of 661<  ...  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  ...  >

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

R. Boa Vista, 170 - 2º andar, Centro, São Paulo - SP - CEP 01014-000
Telefones: (11) 3775-6200 / 3775-6212 / 3293-5361