Na Imprensa

Encontro da Região Metropolitana apresenta novo Secretário do Meio Ambiente

A 4ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) apresentou o novo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, na manhã desta segunda-feira, 4, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP).

O prefeito de Ribeirão e presidente do conselho, Duarte Nogueira (PSDB), comandou o encontro dos 34 municípios da região metropolitana, ao lado de Edmur Mesquita, subsecretário de Assuntos Metropolitanos, e Luiz Felipe d’Avila, diretor presidente do Centro de Liderança Pública (CPL). Também estavam presentes o deputado estadual Welson Gasparini (PSDB) e seu filho, o vereador Maurício Gasparini (PSDB), além de diversos secretários estaduais e municipais.

Natural de Jaboticabal, Maurício Brusadin foi recentemente nomeado secretário do Meio Ambiente e discorreu sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado do Sistema Ambiental Paulista, mostrando indicadores de desempenho de cada município da região em responsabilidade social, aterro de resíduos e coleta e tratabilidade de esgoto em toda a região.

“Nosso objetivo é fomentar e criar novos canais do diálogo entre os consórcios e setores regionais, para que encontremos saídas economicamente viáveis”, afirmou Brusadin.

O secretário elogiou o bom trabalho que está sendo feito nos aterros de resíduos em toda a região. Porém, ele criticou o desempenho da coleta de lixo, tratamento de água e esgoto e, principalmente, a pontuação dos municípios no Programa Município Verde Azul, criado em 2007 pelo Governo Estadual, que mede a eficiência da gestão ambiental de cada cidade.

“A maioria dos municípios ficou abaixo da média de nossa avaliação e nós esperamos que em até dois anos a região aprimore consideravelmente esse desempenho, para atingirmos um nível respeitável de política ambiental”, acrescentou Brusadin. Apenas cinco cidades da região metropolitana ficaram acima da média da avaliação do programa.

Em outra parte do encontro, o presidente do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe d’Avila, apresentou dados da economia do Estado de São Paulo e mostrou como a sofisticação dos produtos e bens da região pode aumentar o número de exportações e alavancar a economia.

“Podemos adquirir um maior valor agregado dos bens da região ao aumentarmos a complexidade das máquinas e disciplinarmos a atuação e postura diante das exportações”, explicou Luiz.

04/09/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Encontro da Região Metropolitana apresenta novo Secretário do Meio Ambiente)

Na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte,  que aconteceu na manhã do dia 14 de agosto, em Campos do Jordão,  o Secretário Adjunto de Segurança  Sérgio Turra Sobrane,  anunciou a  instalação do  Gamesp – Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O Gamesp deve atuar no alinhamento de políticas relacionadas à área, em conjunto com as demais forças policiais – polícias Militar, Civil, além das GCMs (Guardas Civis Municipais) da região e terá atuação regional para prevenção, repressão e redução do crime e da violência, com integração de bases de dados e informações para facilitar a análise e a formulação de políticas e programas integrados.

“Segurança é um dos problemas que mais preocupam os prefeitos da região. Esta é uma ação que visa integrar e fomentar políticas estratégicas na área”, afirma o prefeito Fred Guidoni, presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMVale e LN.

Participaram da reunião, 20 dos 39 Prefeitos que compõem o Conselho, os deputados federais Eduardo Cury e Poliana Gama, os deputados estaduais David Zaia e Padre Afonso, o Secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, o Secretário de Turismo Laércio Benko, o Secretário de Assuntos Metropolitanos Edmur Mesquita, além de representantes das demais secretarias municipais.

Turismo

O secretário de Turismo Laércio Benko, falou das mudanças nas regras do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), para o próximo ano, quando haverá um rankeamento do Turismo Paulista e as três Estâncias com menor pontuação no ranking, passarão a Municípios de Interesse Turístico (MIT), dando acesso a três municípios eu já são MITs à categoria de Estância.

Hoje as 70 Estâncias Paulistas ficam com 80% da verba constitucional para o setor. Os MITs ficam com 20%. Até o final do ano, 140 municípios devem ser transformados em MITs. Destes, 20 estão na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que já congrega 14 Estâncias.

“São Paulo é o único Estado no país que tem uma verba específica para o setor, que o Prefeito pode contar e planejar as ações. Isso se reflete na economia. Enquanto no ano passado o PIB brasileiro teve uma queda de 3,6%, o PIB das 116 atividades econômicas ligadas ao Turismo, cresceu 6,8%. Não há crise de emprego no turismo”, disse o secretário.

Ele disse que para que o Turismo floresça ainda mais no Estado de São Paulo é preciso que haja a criação de novos produtos. E clamou aos prefeitos para que usem a criatividade para criar produtos turísticos em suas cidades.

Desenvolvimento Social

O secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro apresentou os programas da secretaria e reafirmou o compromisso do Governador Geraldo Alckmin de que não deixará ninguém para trás, no Estado de São Paulo e a sua convicção: “cuidar do social é a melhor ferramenta que temos para um futuro com menos violência”.

A secretaria de Desenvolvimento Social no início do ano repassou R$ 16,8 milhões de reais para as 39 cidades da região.

15/08/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Reunião em Campos do Jordão anuncia instalação do Gamesp do Vale do Paraíba e Litoral Norte)

21-25 of 466<  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  ...  >