Na Imprensa

Conselho da Região Metropolitana elege presidente em Sorocaba

Representantes de 27 municípios, além de políticos e do subsecretário de Assuntos Metropolitanos do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, se reuniram nesta quarta-feira (3), às 10h, em Sorocaba, para a eleição e posse dos membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, foi empossado como presidente do conselho.

A reunião foi coordenada pela Subsecretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, vinculada à Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, e aconteceu no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba. A organização do evento foi da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas.

O encontro teve a presença da prefeita em exercício Jaqueline Coutinho, a qual relatou que o estatuto de metrópole se trata de uma governança federativa, onde visa buscar todo desenvolvimento sustentável possível. “Esperamos que nós todos possamos estabelecer todas as cidades, para que elas progridam sempre, pois todos os dias cada município estará pensando em toda sua população”, enfatizou a prefeita.

Para o secretário das Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Neto, a formação do conselho  e eleição da presidência foi fundamental. Uma das prioridades é a efetivação da Agência Metropolitana. “A RMS pode trabalhar por meio do conselho até a efetivação da agência”, comentou.

Oficinas

O encontro serviu ainda para apresentar os trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) para a RMS, bem como as datas das oficinas de capacitação técnica para agentes municipais e representantes da sociedade civil, objetivando a criação dos conselhos consultivos e câmaras temáticas.

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) promoverá três oficinas para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI). O primeiro encontro será na segunda-feira (8), na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba.

04/05/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Conselho da Região Metropolitana elege presidente em Sorocaba)

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, foi empossado presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, na manhã desta quarta-feira (03/05).

O evento foi realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba e contou com a participação de representantes dos 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. A escolha de Gazzola havia sido definida em uma reunião realizada no mês passado, com representantes de diversos municípios.

O encontro teve também como objetivo, a programação dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado para a região. O documento terá os temas: desenvolvimento urbano e econômico; mobilidade e logística; meio-ambiente e resíduos sólidos; segurança e saúde.

Oficinas serão realizadas com a presença de membros do poder público dos municípios que integram a Região Metropolitana de Sorocaba, da sociedade civil e representantes do Estado.

RMS

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 27 municípios e conta com mais de 2 milhões de habitantes, representando 4,6% da população estadual. A RMS gera cerca de 4,25% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista. Está estrategicamente situada entre duas importantes regiões metropolitanas do País – São Paulo e Curitiba -, além de manter limite territorial e processo de conurbação com a Região Metropolitana de Campinas.

Destaca-se, em âmbito nacional, por intensa e diversificada atividade econômica, caracterizada por produção industrial altamente desenvolvida, com predominância dos setores metal-mecânico, eletroeletrônico, têxtil e agronegócio (cana-de-açúcar).

Doze de seus municípios estão localizados no eixo das Rodovias Castello Branco e/ou Raposo Tavares, com economias baseadas em atividades industriais. Destes, seis apresentam especial relevância na economia paulista: Sorocaba, Itu, Itapetininga, Salto, Cerquilho e Votorantim. É a maior produtora agrícola entre as regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, com elevada diversidade. Tem papel relevante na produção estadual de minérios, como cimento, calcário, rocha ornamental, pedra brita e argila, entre outros.

03/05/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Prefeito Guilherme Gazzola é eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba)

46-50 of 466<  ...  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  ...  >