Ir para o conteúdo principal

Governo do Estado de São Paulo

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

Artigos Assinados

Da importância do bom projeto

A imprensa acaba de noticiar, e com destaque, as muitas obras na área da saúde que serão licitadas, a partir de março próximo, na Região Metropolitana de Campinas, com dinheiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ação do governo do estado e das prefeituras da RMC.

Serão mais de 160 milhões de reais para a construção e reforma de Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Capes (Saúde Mental), em quase todos os 20 municípios da Região, no prazo de um ano, além de grandes investimentos em capacitação de pessoal e integração de dados do novo cidadão metropolitano.

Há, inclusive, com a perspectiva de nivelamento das informações dos postos de saúde dos vários municípios da RMC, e consequente troca de protocolos clínicos comuns, a possibilidade de se chegar, num futuro bem próximo, ao cartão SUS-Regional, objetivo importante dos entes públicos da saúde, nas três esferas de poder . Com a futura integração de prontuários – essa também uma demonstração concreta das vantagens de se habitar uma região metropolitana coesa e ativa como a RMC – a vida dos pacientes ficará mais fácil e o tratamento mais eficaz, para o bem de todos. 

Ora, a notícia é muito boa, mas já foi dada.

Gostaríamos aqui, na verdade, de dar um passo atrás e recordar a importância que um projeto prévio e bem embasado teve neste, e em outros casos, na luta por acesso aos consideráveis recursos advindos de organismos internacionais. Pode-se dizer, por exemplo, que este convênio com o BID, intermediado pelo governo paulista para a RM de Campinas, só foi possível graças às ações e projetos pré-existentes na própria Região Metropolitana de Campinas, operados por sua Agência Metropolitana (AgemCamp) que, atuante, já vinha apostando em  estudos e projetos na área de sua Câmera Temática de Saúde, muitos  deles em parceria com a Unicamp. 

Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos

R. Boa Vista, 170 - 2º andar, Centro, São Paulo - SP - CEP 01014-000
Telefones: (11) 3775-6200 / 3775-6212 / 3293-5361