Agenda

O governador Geraldo Alckmin assinará na tarde desta sexta-feira, 24, no Palácio dos Bandeirantes, contratos no valor total de R$ 47.788,501,98 que permitem a liberação de investimentos para a execução de obras nas cidades de Biritiba Mirim, Carapicuíba, Cotia, Embu Guaçu, Francisco Morato, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Poá, Ribeirão Pires e Vargem Grande Paulista, com recursos do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento – FUMEFI.

BIRITIBA MIRIM – Pavimentação e recapeamento nas ruas dos bairros Jardim dos Eucaliptos e Jardim Yoneda.

CARAPICUÍBA – Reurbanização do Parque dos Paturis e construção de prédio para implantação do PMAT – 2º etapa (Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos).

COTIA – Recuperação da pavimentação da Estrada da Caucaia do Alto.

EMBU GUAÇU – Obras de infraestrutura urbana nas Chácaras Califórnia, recapeamento de vias públicas nos bairros Cipó e Jardim Emília, recapeamento de estradas nos bairros Filipinho e Vila Cristina.

FRANCISCO MORATO – Revitalização da área de entorno dos Terminais Rodoviários Urbanos (3º etapa), pavimentação do corredor Ulisses Guimarães e outras vias, reservatório de amortecimento de cheias (piscinão) – conclusão.

ITAPEVI – Revitalização do Centro da Cidade (1º etapa).

JANDIRA - Recapeamento, recuperação e pavimentação asfáltica em vias urbanas.

JUQUITIBA – Pavimentação e drenagem da Rua Justino Mendes (etapa final), pavimentação e serviços complementares da Rua Curió (bairro dos Barnabés), recuperação das ruas da Saudade e José Antônio Nunes.

POÁ – Conclusão de obras do reservatório de contenção de cheias (1º etapa).

RIBEIRÃO PIRES – revitalização do acesso à cidade.

VARGEM GRANDE PAULISTA – Continuidade da pavimentação da Avenida Manoelino Prado.

DATA: 24/11

HORA: 14h

LOCAL: Palácio dos Bandeirantes

24/11/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Governador assina contratos para a liberação de R$ 47 milhões para 11 municípios da capital 14h Palácio dos Bandeirantes)

Audiência Pública PDUI sub-região sudeste RMSP 18h Rio Grande da Serra

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI-RMSP), cuja elaboração é coordenada pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), vem sendo debatido em audiências públicas municipais desde setembro último, continuando em outubro e novembro. A partir de 08/11, serão realizadas as audiências públicas municipais da Sub-região Sudeste da RMSP, começando por Diadema e Mauá. As demais: 09/11 em São Bernardo do Campo; 10/11 em São Caetano do Sul; 13/11 em Santo André; 17/11 em Ribeirão Pires; e 23/11 em Rio Grande da Serra.
"O Estatuto da Metrópole prevê, no âmbito do Plano, a realização de audiências públicas municipais, o que confere transparência ao processo e garante a participação dos cidadãos em sua elaboração", explica Luiz José Pedretti, diretor-presidente da Emplasa, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Casa Civil, que coordena o PDUI-RMSP.
As audiências são organizadas pela Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em conjunto com o município de São Paulo, Consórcios e Conselhos Consultivos sub-regionais, e objetivam apresentar para a sociedade civil os conteúdos do PDUI-RMSP e receber suas contribuições.
O que é o PDUI
O objetivo do Plano é traçar as diretrizes que vão orientar o desenvolvimento urbano e regional, por meio do compartilhamento de responsabilidades, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum. De acordo com o Estatuto da Metrópole, os PDUIs deveriam ser realizados por regiões metropolitanas e aglomerações urbanas em três anos, a partir de 12 de janeiro de 2015, quando a Lei Federal nº 13.089 foi promulgada, e transformados em lei.
Como participar das audiências
Durante as audiências serão apresentados à sociedade civil os conteúdos do Plano. Os interessados poderão acessar previamente o Caderno Preliminar de Propostas, onde se encontram as proposições de macrozoneamento, ações, projetos e programas que visam ao desenvolvimento integrado da RMSP, para embasar suas contribuições. Disponível no link: <www.pdui.sp.gov.br/rmsp/?page_id=755>.
Podem participar das audiências públicas todos os cidadãos interessados, bem como representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. As sugestões de aperfeiçoamento do documento e as contribuições apresentadas nas audiências poderão ser incorporadas como complemento ao projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no início de 2018.
Para acompanhar a agenda e as notícias sobre as audiências, os interessados podem acessar a plataforma digital do PDUI-RMSP: <www.pdui.sp.gov.br/rmsp>.

23/11 Rio Grande da Serra Rua do Progresso, 700, Jardim Progresso 18h

23/11/2017 Leia na íntegra esta matéria: (Audiência Pública PDUI sub-região sudeste RMSP 18h Rio Grande da Serra)

Audiência Pública PDUI sub-região sudeste RMSP 18h Ribeirão Pires

O que é o PDUI